Skip to main content

Innovation Project Tips - PORT

PARTE E - INSTITUTO Projeto de Inovação de Currículo Educativo

Descreva um projeto de inovação que pretende desenvolver em sua instituição. Projetos que demonstrarem ter seus objetivos ligados à melhora de saúde da comunidade, região ou país do candidato terão prioridade. No caso do Brasil, TEM IMPORTÂNCIA A CONSONÂNCIA DOS PROJETOS COM AS INICIATIVAS DESENVOLVIDAS PELO GOVERNO FEDERAL NO CAMPO DA EDUCAÇÃO NAS PROFISSÕES DA SAÚDE E DIRETRIZES CURRICULARES (i.e, Pró-Saúde, Pet-Saúde, Telessaúde, UNASUS, Residência Multiprofissional em Saúde). Em duas páginas ou menos descreva o seu projeto, de acordo com a seqüência de tópicos descrita abaixo: 

Título:Forneça um título curto. 

Nome da Instituição apoiando seu projeto 

Necessidade da intervenção: porque este projeto é importante? Em anos anteriores, existe algum projeto que foi selecionado no FAIMER Brasil ou FAIMER Internacional em sua escola? Seu projeto é seqüencial ou relacionado a ele? 

Essa é a oportunidade para você explicar as condições que despertaram a necessidade de seu projeto na sua escola ou em seu ambiente local ou regional. Inclua todas as informações relevantes quanto às questões sociais e institucionais, assim como todas as pesquisas e trabalhos anteriores realizados dentro do escopo do seu projeto. Não utilize este espaço para explicar o planejamento ou a implementação do seu projeto – isso deve ser descrito na seção Métodos. 

Referências da Literatura 

Cite três referências na literatura que podem servir como uma introdução a alguns dos conceitos-chave do seu projeto. As referências devem ajudar a explicar o contexto local do seu projeto, descrever algum trabalho parecido que está sendo realizado em outros países ou em outras profissões de saúde, ou devem proporcionar alguma teoria da educação ou outras informações que sirvam como contexto em relação a seu projeto.
Por exemplo, um projeto para desenvolver um currículo embasado em PBL pode citar:
Michael J. Existem evidências que a aprendizagem ativa realmente funciona? Avanços na Educação da Fisiologia 2006; 30:159-167; 

Metas e objetivos: o que será realizado especificamente? 

O que você deseja mudar como resultado do seu projeto após um ou dois anos? As metas do seu projeto podem ser mais amplas que as metas e objetivos do curso ou programa específico para o qual você está desenhando, considerando que seu projeto terá um impacto sobre os docentes, a instituição ou a comunidade, assim como os estudantes que você ensina. Além do mais, se a sua proposta é desenvolver um curso, o que os participantes serão capazes de fazer após o término deste curso? Não utilize este espaço para explicar o planejamento ou a implementação do seu projeto – isso deve ser descrito na seção Métodos. 

Métodos: Como você irá realizar esses objetivos? 

Favor explicar as fases de planejamento e implementação que você prevê para o desenvolvimento do seu projeto e onde ele será desenvolvido (instituição). Indique ações concretas desde o início até a conclusão do projeto. Seja bastante específico: por exemplo, quem fará o trabalho em cada fase, qual é o público alvo, quais métodos serão utilizados? 

Cronograma: 

Criando um cronograma para todas as fases descritas nos Métodos ajudará você a avaliar a viabilidade do seu plano. Quanto tempo será necessário para cada fase? 

Orçamento: 

Projetos geralmente têm um custo financeiro. Qual será o valor necessário? Qual será a fonte deste dinheiro? O FAIMER não fornece verba financeira para os projetos, portanto, todo financiamento deve originar-se da sua escola ou universidade, financiamento do governo ou qualquer outra fonte. Acreditamos que seu projeto será mais sustentável se ele for financiado através de recursos locais. O dinheiro será gasto com o que? 

Viabilidade: 

Considerando a quantidade necessária de trabalho, e os recursos que você tem disponíveis para finalizar o projeto, explique como será possível completar este projeto, ou um componente identificado do projeto, em um ano? Quais obstáculos você prevê e como os mesmos serão superados? 

Avaliação do Programa: 

Analise as metas do seu projeto – estas são as coisas que você acredita que irão mudar daqui um ou dois anos como resultado do seu projeto. Como que uma pessoa externa conseguiria mensurar para ver se as metas foram alcançadas? 

Impacto: 

Qual será o impacto do seu projeto na sua instituição ou comunidade? Se uma pessoa externa voltasse daqui a cinco ou dez anos, o que seria diferente?